Sáb. Abr 17th, 2021

EM BUSCA DA VERDADE

O mundo só será melhor, quando a verdade reinar.

É PRECISO GUARDAR O SÁBADO?

10 min read

Resposta: NÃO !
Não é necessário guardar o sábado literal! Um dia para o “Senhor” é igual a mil anos para nós, humanos. Considerando a historia e relatos que nos levam a crer estarmos vivendo o final de seis mil anos. Dentro do contexto em que ele trabalhava ao sábado, fica claro o porquê Dele o fazer. Ele realmente não infligia a lei na perspectiva Dele. Pois os seis dias da criação ainda estão correndo. Estamos no final do sexto dia (seis mil anos para nós). O sétimo dia esta por vir! Este, o dia milenar; será o sétimo dia ( o grande sábado do “Senhor) ao qual Ele se refere. O que é precisamos fazer, é apenas aceitar e crer; no único que pode nos salvar! A partir do momento que escolhemos crer, passamos a viver todos os dias conforme nosso Criador deseja. E naturalmente juntos iremos com Ele, guardar o sábado após toda sua criação. Por isso estamos trabalhando, divulgando, exortando e propagando sua palavra. Logo mais, não será preciso levar a palavra, pois todos estaremos com Ele, guardando o sábado e descansando de toda boa obra.

JOAO 6:47JOAO 6:47
Em verdade, em verdade vos digo: Aquele que crê tem a vida eterna.
EFÈSIOS 2:8,9EFÈSIOS 2:8,9
Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie.
I TIMÓTEO 2:3,4TIMÓTEO 2:3,4
Pois isto é bom e agradável diante de Deus nosso Salvador, o qual deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade.
EZEQUIEL 36:26,27EZEQUIEL 36:26,27
Também vos darei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. Ainda porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis as minhas ordenanças, e as observeis.
HEBREUS 11:6HEBREUS 11:6
Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.

JOÃO 3:16JOÃO 3:16
Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
COLOSENSES 2:16-23COLOSENSES 2:16-23 (QUE NINGUEM ATUE COMO ABITRO OU JUIZ)
Ninguém atue como árbitro contra vós, afetando humildade ou culto aos anjos, firmando-se em coisas que tenha visto, inchado vãmente pelo seu entendimento carnal, e não retendo a Cabeça, da qual todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo com o aumento concedido por Deus.
Se morrestes com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos sujeitais ainda a ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: não toques, não proves, não manuseies (as quais coisas todas hão de perecer pelo uso), segundo os preceitos e doutrinas dos homens?
 As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria em culto voluntário, humildade fingida, e severidade para com o corpo, mas não têm valor algum no combate contra a satisfação da carne.

Porém; se você desejar guardar o sábado, que assim o faça!
Mas se esta for sua escolha, saiba que: também serás necessário guardar toda a lei. E se por ventura pecar em uma única lei, você será julgado como por ter infringido todas as demais.

JOÃO 5:24JOÃO 5:24
Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida.

ROMANOS 2:12ROMANOS 2:12
Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados.
JOÃO 3:7,15JOÃO 3:7,15
Não te admires de eu te haver dito: Necessário vos é nascer de novo.
O vento sopra onde quer, e ouves a sua voz; mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.
Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode ser isto?
Respondeu-lhe Jesus: Tu és mestre em Israel, e não entendes estas coisas?
Em verdade, em verdade te digo que nós dizemos o que sabemos e testemunhamos o que temos visto; e não aceitais o nosso testemunho!
Se vos falei de coisas terrestres, e não credes, como crereis, se vos falar das celestiais?
Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem.
E como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; para que todo aquele que nele crê tenha a vida eterna.
JOÃO 1:17JOÃO 1:17
Porque a lei foi dada por meio de Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.
TITO 2:11,14TITO 2:11,14
Porque a graça de Deus se manifestou, trazendo salvação a todos os homens, ensinando-nos, para que, renunciando à impiedade e às paixões mundanas, vivamos no presente mundo sóbria, e justa, e piamente, aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus, que se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo todo seu, zeloso de boas obras. Fala estas coisas, exorta e repreende com toda autoridade. Ninguém te despreze.

É necessário saber e entender que:João Batista foi o último dos profetas, a falar da vinda do Messias. E todas as leis, rituais e festas judaicas, eram símbolos e sombras da vinda do Messias. E que após a vinda do Messias;  viveríamos pela fé e pelo espirito, não mais pelas leis, as quais foram dadas por Moisés.

HEBREUS 8:8HEBREUS 8:8
Porque repreendendo-os, diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, em que estabelecerei com a casa de Israel e com a casa de Judá um novo pacto.
ROMANOS 10:4ROMANOS 10:4
Pois Cristo é o fim da lei para justificar a todo aquele que crê.
GALATAS 3:10,14GALATAS 3:10,14
Pois todos quantos são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque escrito está: Maldito todo aquele que não permanece em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.É evidente que pela lei ninguém é justificado diante de Deus, porque: O justo viverá da fé; ora, a lei não é da fé, mas: O que fizer estas coisas, por elas viverá. Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro; para que aos gentios viesse a bênção de Abraão em Jesus Cristo, a fim de que nós recebêssemos pela fé a promessa do Espírito.

LUCAS 16:16LUCAS 16:16
A lei e os profetas vigoraram até João; desde então é anunciado o evangelho do reino de Deus, e todo homem forceja por entrar nele.
THIAGO 2:10THIAGO 2:10
Pois qualquer que guardar toda a lei, mas tropeçar em um só ponto, tem-se tornado culpado de todos.

Por quem foi dada as leis?

JOÃO 1:17JOÃO 1:17
Porque a lei foi dada por meio de Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.

E para quem foi dada as leis, assim como a guarda do sábado?

DEUTERONOMIO 5:1DEUTERONOMIO 5:1
Chamou, pois, Moisés a todo o Israel, e disse-lhes: Ouve, ó Israel, os estatutos e preceitos que hoje vos falo aos ouvidos, para que os aprendais e cuideis em os cumprir.
EXODO 31: 13,14

Falarás também aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis os meus sábados; porquanto isso é um sinal entre mim e vós pelas vossas gerações; para que saibais que eu sou o Senhor, que vos santifica.
Portanto guardareis o sábado, porque santo é para vós; aquele que o profanar certamente será morto; porque qualquer que nele fizer algum trabalho, aquela alma será exterminada do meio do seu povo.
MARCOS 2:27MARCOS 2:27
E prosseguiu: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.
EXODO 20:10EXODO 20:10
mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas.

Resumindo: a lei da guarda do sábado, fazia parte de um pacto feito entre o Criador e o povo Israelita. Ela foi feita para o povo judeu e todos os estrangeiros que conviviam em seu espaço.
A lei era somente para o povo e província de Israel.
Entendendo o Exemplo: Quando você vai para outro pais, você passa a viver conforme as leis vigentes naquele pais e não conforme as leis vigentes do seu pais de origem.

Há de saber que: toda a lei, depende apenas de 2 mandamentos:

MATEUS 22:37,40MATEUS 22:37,40
 Respondeu-lhe Jesus: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento.Este é o grande e primeiro mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.

Detalhe a se pensar: Se a guarda do sábado era para todos, porque o próprio Messias assim como também o próprio Criador infligiria tal lei, como mencionado na bíblia; pelo profeta João Batista?
Porque ele não deu o exemplo guardando o sábado, uma vez que Ele veio para cumprir a lei e nos pede pra ser semelhante a Ele, seguindo seus passos?

JOÃO 5:16,18JOÃO 5:16,18
Por isso os judeus perseguiram a Jesus, porque fazia estas coisas no sábado.Mas Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só violava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.

Conclusão: Se você quer e  prefere obedecer a lei, faça por completo, obedecendo  todas as leis!
Porque você será julgado por todas e não apenas pelo erro de uma.
Tome cuidado, quando for cumprir a lei que manda atacar pedras nas mulheres adulteras, pois hoje temo armas sofisticadas. E vai que o amante esteja com a posse de uma…
Cuidado também, quando for matar um homem que tenha se deitado com outro homem…
Nos dias de hoje, a sociedade ira defende-los; ao invés de matá-los, como manda a lei.

João 8:3,11João 8:3,11
Então os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério; e pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada em flagrante adultério. Ora, Moisés nos ordena na lei que as tais sejam apedrejadas.
Tu, pois, que dizes?
 Isto diziam eles, tentando-o, para terem de que o acusar. Jesus, porém, inclinando-se, começou a escrever no chão com o dedo.
Mas, como insistissem em perguntar-lhe, ergueu-se e disse-lhes: Aquele dentre vós que está sem pecado seja o primeiro que lhe atire uma pedra.
E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra.
 Quando ouviram isto foram saindo um a um, a começar pelos mais velhos, até os últimos; ficou só Jesus, e a mulher ali em pé.
Então, erguendo-se Jesus e não vendo a ninguém senão a mulher, perguntou-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou?
Respondeu ela: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu te condeno; vai-te, e não peques mais.

LEVITICOS 20:13LEVITICOS 20:13
Se um homem se deitar com outro homem, como se fosse com mulher, ambos terão praticado abominação; certamente serão mortos; o seu sangue será sobre eles.
ROMANOS 2:12,13ROMANOS 2:12,13

Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados. Pois não são justos diante de Deus os que só ouvem a lei; mas serão justificados os que praticam a lei

Faça uma pesquisa para verificar e conhecer todas a leis. As quais segundo o judaísmo, são num total de 613 leis. Entre estas encontramos leis como: as leis civis, levíticas, sanitárias, tributárias, militares, judiciais, e etc.
 Assim como algumas que são mencionadas nestas passagens:

LEVITICO 11:1,47LEVITICO 11:1,47 | ÊXODO 23:1-9ÊXODO 23:1-9 | LEVÍTICO 18:1,30LEVÍTICO 18:1,30 | LEVÍTICO 19:13-18LEVÍTICO 19:13-18

TIAGO 2:10TIAGO 2:10
Pois qualquer que guardar toda a lei, mas tropeçar em um só ponto, tem-se tornado culpado de todos.

Resumo: Assim como os rituais da morte de um animal, oferecido como sacrifício pelos nossos pecados, fazia sombra para a própria morte do filho que estava por vir, assim também é o dia de sábado!
O qual faz sombra para o sétimo dia da criação. No sétimo dia, todas as coisas já terão ocorridas e entraremos no verdadeiro descanso. Os que “vencerem”, estes grudarão o sábado, o qual como sombra é dado como o real dia de descanso. O dia em que tudo estará concluído e restaurado. Este é conhecido como “O DIA DO SENHOR”. Onde tudo que se relata na bíblia estará concluído. Desde Gênesis a Apocalipse.
 Este é o sábado ao qual se é referido na bíblia e não ao dia literal. Lembrando que: mil anos para nós humanos é como um dia para o Pai.
Neste dia (sábado) estaremos vivendo o reino do Pai. Onde descansaremos de todo o trabalho feito, o qual é divulgar as boas novas e os ensinamentos que nos foram instruídos a segui e compartilhar como sendo o melhor para nós.

Por:
Ely Nunes

VEJA MAIS ARTIGOS

Deixe uma resposta

Title

Name